A terapia em Psicologia positiva

A Psicoterapia Positiva (PPT) está baseada em duas teorias importan­tes: a conceituação de bem-estar PERMA de Seligman e forças de […]

Qualidades do Mindfulness

– Não julgar: Testemunhar de forma imparcial, observar o presente, momento a momento, sem avaliação e categorização. Não lutar: Não estar […]

Enfrentamento proativo

A psicologia positiva se tornará a principal corrente da psicologia. Os profissionais e os acadêmicos pensarão com mais frequência em termos de constructos positivos do que negativos. O foco na saúde substituirá o foco na doença. O estudo da boa forma mental e física, do bem-estar e da saúde exigirá melhor definição e melhor medida dos constructos da psicologia positiva, como a esperança, o otimismo, a autoeficácia, o engajamento e a orientação para objetivos.

Em busca das melhores experiências

Perder a concentração, experimentar apatia ou tédio e nos sentir como se faltas­se direção em nossa vida são sinais de que não estamos nos envolvendo ativamente em nossas experiências cotidianas. E se usássemos esses sinais de falta de envolvi­mento como estímulos para dar início a buscas pela novidade, absorção e o sagra­do? Por exemplo, na próxima vez que você estiver dirigindo e perder a noção do cami­nho, tome isso como uma oportunidade de buscar a novidade nos próximos quilôme­tros de estrada.

Reconhecendo o que é bom no que é ruim

O apelo da psicologia positiva reside em seu otimismo em relação à condição humana. Como reação contra a psicologia tradicional, grande parte da psicologia positiva parece rejeitar as realidades de sofrímento, trauma, medo e outros estados que muitas vezes nos definem. As pessoas fazem filas para ver filmes tristes e vão a parques de diversão com atrações aterrorizantes.