A psicoterapia positiva (PPT) é uma abordagem terapêutica que procura contrabalançar seus sintomas com forças, fraquezas com virtudes e déficits com competências, para ajudá-lo a compreender situações e experiências complexas de uma forma balanceada.

A mente humana presta mais atenção e responde mais fortemente a aspectos negativos do que a posi­tivos. Entretanto, a PPT ajuda nos ensinando a desen­volver nossos aspectos positivos. Para lidar com os desafios mais difíceis da vida, precisamos dos nossos recursos internos mais fortes, os quais, por sua vez, desenvolverão nossa resiliência. Assim como saúde é melhor do que doença, domínio é melhor do que estresse, cooperação é melhor do que conflito, es­perança é melhor do que desesperança, e forças são melhores do que fraquezas.

Os aspectos positivos da PPT estão principalmen­te baseados nas idéias do Dr. Martin Seiigman sobre bem-estar. O Dr. Seiigman organizou felicidade e bem-estar em cinco partes cientificamente mensurá­veis e ensináveis: (a) Positive Emotion (emoção positi­va); (b) Engagement (engajamento); (c) Relationship (relacionamentos); (d) Meaning (significado); e (e) Accomplishment (realizações), com as primeiras letras de cada parte formando a mnemônica PERMA (Seiigman, 2012). Esses elementos não são exaustivos nem exclusivos, mas foi demonstrado que a satisfa­ção nesses elementos está associada a taxas mais bai­xas de sofrimento e a taxas mais altas de satisfação.

As práticas da PPT lhe ajudarão a avaliar suas for­ças a partir de múltiplas perspectivas, seguidas por uma série de práticas que lhe ajudarão a desenvolver o que chamamos de “sabedoria prática”. Exemplos in­cluem como decidir entre tomar uma nova iniciativa arriscada versus depender do que já foi experimenta­do e testado; como estabelecer um equilíbrio entre justiça e gentileza; e como demonstrar empatia com um amigo, mas também ser objetivo. O objetivo da sabedoria prática é ajudá-lo a lidar melhor com situa­ções desafiadoras, ou seja, escolher a maneira inteli­gente quando existem muitas opções para lidar com um desafio.

A PPT ensina sobre forças, mas no contexto. Na verdade, em algumas circunstâncias, aspectos ne­gativos, como tristeza e ansiedade, podem ser mais adaptativos do que aspectos positivos, especialmen­te quando a sobrevivência está em jogo. Igualmente, a raiva – expressa como protesto para atuar por um

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *