O apelo da psicologia positiva reside em seu otimismo em relação à condição humana. Como reação contra a psicologia tradicional, grande parte da psicologia positiva parece rejeitar as realidades de sofrímento, trauma, medo e outros estados que muitas vezes nos definem. As pessoas fazem filas para ver filmes tristes e vão a parques de diversão com atrações aterrorizantes. Assistimos avidamente na televisão a desastres naturais ou causa­dos pelo homem. Algumas das músicas e poemas mais assustadores que jamais foram escritas lidam com perda e fracasso.

Enquanto a psicologia tradicional não conseguiu ver a alegria de viver, preocupa-me que a psicologia positiva não consiga ver o lado mais escuro. Precisamos de uma psicologia que assuma o ser humano como um todo. Muitas vezes, não nos damos conta de nosso potencial sem reconhecer e entender nossos defeitos. Até mesmo cantores de música country, como os Oak Ridge Boys, sabem que “machucar uma pessoa não dói”.

Até agora, o exame feito pelos psicólogos positivos dos seres humanos se concentrou em dissecar o funcionamento humano positivo e examinar as muitas “partes” ou “características positivas”. A medida que entramos no século XXI, um foco importante será reagregar em um todo o ser humano que está funcionando bem, de forma que possamos entender como a pessoa integral pode ser diferente [da] simples soma das partes positivas. A “pessoa com funcionamento positivo” terá elevados níveis de TODAS as características da psicolo­gia positiva? Acho improvável. Talvez venha a haver múltiplos perfis de pessoas com funcio­namento positivo. Talvez os perfis sejam diferentes segundo a cultura. Talvez a mescla de características positivas resulte em metacaracterísticas de ordem superior.

A reagregação dos seres humanos também tem que incluir um movimento desde a separação artificial entre psicologia “positiva” e a “negativa” até um todo integrado. A rea­lidade é que nenhuma pessoa é inteiramente positiva nem negativa em termos de funciona­mento. Ao reconhecer essa realidade em nossa teoria, nossa pesquisa e nossa prática em psicologia, podemos trabalhar para reagregar os seres humanos, caracterizando mais preci­samente a condição humana e entendendo as pessoas de formas mais realistas e holísticas. Os psicólogos, sejam eles positivos ou de outro tipo, necessitam assumir essa complexidade no século XXI.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *