Ávida para começar, uma nova clien­te de psicoterapia anunciou apaixonadamente:

“Quero fazer que as coisas ruins parem de acontecer, mas não só isso… que­ro mais coisas boas!”.

Suas palavras dão conta das duas categorias amplas de inter­venção que exploramos na psicologia positiva. A primeira categoria, interromper o que é ruim, envolve esforços para prevenir que coisas negativas ocorram posterior­mente, e pode ser dividida em prevenções primárias e secundárias. As prevenções pri­márias reduzem ou eliminam os problemas físicos ou psicológicos antes que eles sur­jam. As prevenções secundárias reduzem os problemas após seu surgimento. Esse se­gundo processo costuma ser chamado de psicoterapia.

A segunda categoria, produzir mais coisas boas, significa potencializar aquilo que as pessoas querem de suas vidas; ela também pode ser dividida em tipos primá­rio e secundário. As potencializações primá­rias estabelecem um bom funcionamento e uma boa satisfação. As potencializações secundárias vão ainda mais longe, contu­do, partindo de funcionamento e satisfa­ção já bons para chegar a experiências máximas. As potencializações primárias tornam as coisas boas (criam experiências ótimas), ao passo que as secundárias si­tuam as coisas no melhor que elas podem ser (criam experiências máximas).

Se cada uma dessas abordagens pri­márias e secundárias à prevenção e potencialização tivesse que ter um slogan, suge­riríamos os seguintes:

  • Prevenção primária: “parar o que é ruim antes que aconteça”.
  • Prevenção secundária (psicoterapia): “consertar o problema”.
  • Potencialização primária: “tomar a vida boa”.
  • Potencialização secundária: “fazer da vida o melhor possível”.

É com base nesses princípios e de acordo com a demanda de cada cliente, que trabalhamos a psicoterapia, seja no sentido de atenuar um problema, prevenir que eles aconteçam, ou potencializar as experiências do dia-dia, melhorando o desempenho acadêmico, no trabalho, na relações interpessoais, no convívio familiar, ou simplesmente auxiliando na busca de sentido.

A psicoterapia positiva não se resume a tratar um problema. Ela vai além, potencializando aquilo que a pessoa tem de melhor. Auxilia na satisfação com a vida e tem como foco, o objetivo de uma melhor qualidade de vida possível para o cliente, não importando seu histórico de vida.

As técnicas utilizadas para esse fim, tais como o mindfulness, a prática de gratidão, a exploração do flow, etc, são todas técnicas desenvolvidas a partir de detalhados experimentos científicos baseados nas mais avançadas teorias psicológicas disponíveis. Em resumo, a psicoterapia positiva se fundamenta em técnicas comprovadamente eficazes desenvolvidas por cientistas sociais que dedicaram e dedicam suas vidas na obtenção de qualidade de vida.